sexta-feira, 14 de agosto de 2015

CONCRETO TRANSLÚCIDO

       
CONCRETO TRANSLÚCIDO 

        O material desenvolvido pelo húngaro Áron Losonczi tem entre suas características a maleabilidade, a impermeabilidade e resistência.
        Segundo a fabricante LiTraCon, o material suporta quatro toneladas por centímetro quadrado. A promessa é de que as chances de rachaduras e infiltrações sejam menores que no concreto tradicional. O material permite a passagem da luz do ambiente externo, deixando à mostra a silhueta de uma pessoa ou objeto. O preço ainda gira em torno de mil euros o metro quadrado enquanto que o concreto tradicional custa cerca de R$ 500,00.
        A preocupação ambiental também está presente no conceito do concreto translúcido. Como permite a entrada da luz do sol em áreas comuns das construções, o material ajuda a evitar desperdícios de energia. Em Estolcomo, na Suécia, o material vem sendo usado em quebra-molas. Dentro de cada um deles foram colocadas leds (lâmpadas com baixo consumo de energia e alta durabilidade), que acendem ao escurecer e servem de alerta para os motoristas.
        O material não será lançado imediatamente no mercado brasileiro. Arquitetos antenados que constumam pesquisas as novidades do mercado ainda não conhecem o material e estão ansiosos para conhecer a invenção.
       Misturando fibra de vidro à composição de pedras trituradas, cimento e água, o arquiteto obteu blocos translúcidos de concreto, fortes o suficiente para substituir o concreto convencional - a resistência chega até a 10.000 psi (libras por polegada quadrada). Estudos também garantem que esse novo tipo de concreto pode garantir menos infiltrações e rachaduras.
       O diferencial estético é outra vantagem. A projeção de silhuetas e a passagem de luz é o que mais diferencia o material.Há algumas alternativas para o material produzidas pela empresa italiana Italcementi e a alemã LUCEM, que garantem custos reduzidos com iluminação e 20% de aproveitamento da luz natural em blocos de concreto acrescidos de resinas multicoloridas, em pequenas áreas retangulares, que em tese, deixariam o concreto transparente mais acessível.
Aplicações do concreto transparente.
fonte: http://www.bimbon.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário