quinta-feira, 24 de setembro de 2015

VIDRO FOTOVOLTAICO

 Vidro fotovoltaico
Infinitas combinações de vidro fotovoltaico. Escolha uma cor, um desenho ao seu gosto, o grau de semitransparencia desejado, grossura e tamanho.
Fabricação:
Pequenas lâminas de células fotovoltaicas fabricadas com silício, um material semicondutor, são instaladas em vidros simples, laminados ou duplos e dão origem aos vidros fotovoltaicos. Esses vidros permitem a absorção da radiação solar e convertem a energia em eletricidade.
Cada painel de vidro pode abrigar diversas células ligadas entre si. Fios instalados no interior dos perfis de alumínio conduzem a energia elétrica de um painel para outro, sucessivamente, até as baterias de  armazenamento.
Benefícios:
Permite a absorção da radiação solar e converte energia em eletricidade. Hoje, a sua taxa de conversão de energia, ou seja, a quantidade de energia solar capturada pelos vidros ou painéis fotovoltaicos e efetivamente transformada em energia totaliza 8% a 16%.
O grande impulsionador dessa tecnologia é o apelo ecológico. Mesmo com o alto custo várias empresas e governos têm adotado os vidros fotovoltaicos em seus projetos privados ou públicos pela imagem positiva que agregam à obra.
Apesar do vidro fotovoltaico ser aproximadamente cinco vezes mais caro que um laminado refletivo com certeza é um produto promissor devido o apelo ecológico e com certeza num futuro próximo também as casas e edifícios residenciais terão essa tecnologia.
Se a ideia é sustentabilidade o vidro fotovoltaico é o futuro.
Aplicações:
Na Europa, onde a escassez de energia elétrica vem se tornando cada vez mais preocupante, os vidros  fotovoltaicos estão entre as soluções utilizadas em fachadas e coberturas para ganhos em eficiência  energética e altíssimo desempenho ambiental das  edificações.
 Basta dizer que a maior utilização de vidros fotovoltaicos está sendo feita em uma estação pública, a de Coney Island (EUA), com a utilização de vidros da Schott.
O futuro para os vidros é promissor: estima-se que atualmente exista uma capacidade instalada no mundo de 7 a 8 gigawats. Para 2012 é estimado que essa capacidade chegue a 17 gigawats devido ao atual apelo pelas causas ecológicas. No Brasil esse estímulo deve receber impulso pela recomendação da Fifa de que os países sede das próximas copas (incluindo o Brasil) priorizem a construção de estádios verdes, principalmente adotando coberturas feitas com vidros fotovoltaicos. 
Outra estimativa que se faz é de que com a maior utilização do produto, seu preço seja reduzido. Calcula-se que em 2018 a energia solar irá se igualar ao custo da energia elétrica convencional.
Um exemplo desse futuro promissor é o  edifício construído em Orlando(EUA) Water Resort.
 Construção sustentável é uma geração pós-moderna (HiTech), foi arquitetonicamente projetado e inspirado na forma de uma gota de água caindo de alturas.
fonte :http://www.setorvidreiro.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário