terça-feira, 15 de setembro de 2015

PATOLOGIAS

Patologias em Obras Cíveis

As obras se deterioram com o passar do tempo e podem chegar ao fim de sua vida útil antes do previsto. O estudo dos defeitos das obras tem grande importância nos aspectos de segurança, econômico e histórico. O Brasil carece hoje de profissionais que trabalhem na recuperação e manutenção de edificações, que têm apresentado problemas, chamados de manifestações patológicas, área estudada pela Patologia nas Obras Civis, que engloba a: patologia das construções, patologia das estruturas, patologia do concreto entre outras.
Suas características são apresentadas em forma de trincas, fissuras, carbonatação, corrosão, descolamentos de revestimentos e deformações até mesmo bolores e mofos em revestimentos entre outros.
a maioria das patologias em edificações ocorrem por consequência de falhas de execução e pela falta de controle dos materiais empregados na construção. São erros em que a displicência e o desconhecimento das tecnologias, causadas pelos profissionais envolvidos, acaba encarecendo a obra em até cinco vezes, como alerta profissionais da área. 
Contudo podemos obter melhores resultados , investindo em treinamento e contratação de profissionais especialistas em patologias. Caso contrário, seguirão se repetindo problemas em obras.É um cuidado novo ainda no nosso meio cultural brasileiro, porém no exterior as construções são projetas e pensada com uma durabilidade superior a 100 anos. Hoje a norma de desempenho de edificações em vigor desde de julho de 2013( 15.575), trás inúmeros indicadores e norteadores importantíssimos para atingirmos o nível de qualidade e durabilidade em nossas edificações, trazendo consigo um conforto visando o bem estar do usuário indispensável nos dias de hoje.

fontes: site, massa cinzenta. 





Nenhum comentário:

Postar um comentário